RSS
.

A Bela Adormecida

Um dos contos explorados pelo prof. Mota quer para o primeiro ciclo quer para o pré primário, foi "A Bela Adormecida". Foi feita a leitura expressiva do conto o que conseguiu prender a atenção das crianças às quais foi proposto completar uma banda desenhada onde faltava a "fada malvada" a dar o seu "presente" à princesa Rosabela. Eis alguns resultados:

1º de Maio

Preservar as tradições continua a ser uma tarefa árdua, pois mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. O dia do trabalhador é consagrado a quem trabalha, ou seja a uma grande parte da população. Mas, há mais tradições para o dia 1 de Maio - as maias!
Conta a tradição que nas fechaduras e fechos de todas as janelas e portas do exterior das habitações sejam colocados ramos de giestas em flor, as chamadas Maias.
Se em alguma porta ou janela não for colocado o ramo de Maia diz-se que "entrará o diabo e chupará o sangue de quem ali morar".
Pelo sim, pelo não, e para que o "diabo" não entre na nossa Biblioteca e não nos chupe o sangue, também colocámos uma "maia" à porta, se bem que mais moderna e ecológica.
                                                                                                            Fernando Mota

25 de Abril

36 anos passaram... Quantas gerações já passaram... Para muitos, o que se passava antes da revolução é pura e simplesmente inconcebível. A liberdade é hoje em dia um bem sem o qual a vida é impensável. Por isso, nunca é demais recordar o que foi feito - a valentia dos que tornaram possível a liberdade de expressão e a vida tal como ela é hoje.
No Centro Escolar de Cerveira o dia foi lembrado e o workshop do 25 de Abril foi muito concorrido.
                                                                                                       Fernando Mota

"Mãe, Querida Mãe! Como é a Tua?

No dia 28 de Abril fomos à Biblioteca Escolar assistir à Hora do Conto dinamizada pelo professor bibliotecário Fernando Mota. O professor leu-nos o livro de Luísa Ducla Soares “Mãe, Querida Mãe! Como é a Tua?”.
Depois, na sala de aula, explorámos a história com a nossa professora. Desenhámos e escrevemos pequenas frases sobre as nossas mães.



Trabalho elaborado pelos alunos do 1ºC
do Centro Escolar de Cerveira

Boletim Informativo 3º período

boletim informativo 3º período                                                            

A NOSSA BIBLIOTECA DO CENTRO ESCOLAR

Já viram que linda está a nossa biblioteca? Tudo obra da dª Emília a quem muito agradecemos os gosto com que faz tudo.

Escritora e ilustradora Elsa Lé em Cerveira para encontro com alunos do pré-escolar

Foi no dia 16 de Abril o primeiro encontro com a escritora e ilustradora Elsa Lé, na Biblioteca Municipal. Os alunos dos Jardins de Infância de Loivo, Reboreda, Lovelhe, Campos e Vila Meã tiveram a oportunidade de contactar com a escritora e ouvi-la contar 3 das suas histórias "Um milhão de beijinhos", "Risco, o peixe aranha" e "O coelhinho e a formiga Rabiga".
Tiveram ainda oportunidade de ver  a ilustradora a desenhar num imenso painel, em que misturou algumas das suas personagens principais.
No final Elsa Lé pediu aos meninos para soprarem beijinhos para uma caixinha de fósforos previamente decorada por eles, com a finalidade de a oferecerem ao pai ou à mãe.
Foi uma sessão muito divertida e muito do gosto dos alunos. Na próxima sexta-feira, dia 23, a escritora virá de novo a Cerveira para se encontrar com os restantes jardins de Infância do Agrupamento.

23 de ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram escritores como Cervantes e Shakespeare.
A ideia da comemoração do DIA MUNDIAL DO LIVRO teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, é oferecida uma rosa a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.
Em 2010, a DGLB vai articular esta data com o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social
Os cartazes que assinalam as duas efemérides são da autoria do ilustrador José Manuel Saraiva.
Fonte: DGLB