RSS
.

14 de Fevereiro - S. Valentim - Dia dos Namorados

Antes de começar a divagar sobre o dia dos namorados, um pouco de história:
Durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos no seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens, se não tivessem família, alistar-se-iam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens atiravam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que atiraram mensagens ao bispo estava uma jovem invisual, Asterias, filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e milagrosamente a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270.
Esta é a história de S. Valentim. Não há dúvida de que o amor está no ar... E os marcos do correio, outrora tão importantes para que as comunicações fossem feitas o mais rapidamente possível e que hoje caíram em desuso por causa das mensagens de telemóvel e outras formas rápidas de comunicar, voltam a marcar presença nas Bibliotecas Escolares para recolher as mensagens de amizade ou até talvez um pouco mais entre os colegas. Enfim...  Deixem-nos sonhar!!!

1 comentários:

Anónimo disse...

O dia dos namorados é muito especial para mim sabes porquê? Porque é nesse dia que recebemos cartas dos namorados, dos amigos, da família e de toda a gente.

Enviar um comentário