RSS
.

VISITA DE ESTUDO À TIPOGRAFIA “GRÁFICA DO MINHO”

No dia 25 de Novembro, as turmas do 1ºC e do 2ºA do Centro Escolar de Cerveira, foram visitar a tipografia “ A Gráfica do Minho” localizada em Caminha. O nosso objectivo principal para esta visita foi saber como funciona uma tipografia.
Ficámos a saber que a Gráfica do Minho foi fundada no dia 2 de Julho de 1952, por Humberto Loureiro de Fonseca Lima e, que actualmente é gerida pelos seus netos Paulo Lima e Humberto Lima.
O gerente da tipografia mostrou-nos como esta evoluiu através dos tempos. Visualizámos as primeiras máquinas de composição e impressão manuais.
Como este meio é competitivo tiveram necessidade de mudar de instalações e para um equipamento de pré-impressão mais moderno. Dispõe neste momento de máquinas de offset e de acabamentos, entre as quais destacamos: computador onde se faz o impresso, corrige-se e fazem-se os fotolitos; máquinas de impressão de uma cor e de duas; máquina de lavagem das chapas; máquina de dobrar; máquina de agrafar; máquina de furar; máquina de picotar e máquina de cortar (guilhotina).
Neste momento a tipografia tem cinco operários: uma desenhadora gráfica, dois que trabalham com as máquinas de impressão, um que trabalha nos acabamentos e dois gerentes, todos residentes no concelho, excepto um.
Todas as máquinas existentes na tipografia são estrangeiras, de origem alemã e as tintas utilizadas na impressão são produzidas em Portugal.
Ficámos satisfeitos por descobrir tantas coisas sobre a escrita que desconhecíamos.

Trabalho elaborado pela turma do 1ºC de Centro Escolar de Cerveira

0 comentários:

Enviar um comentário