RSS
.

D. Pimpão Saramacotão e seu criado Pimpim

Motivado pela próxima visita às Bibliotecas Escolares do escritor António Torrado, o Professor Mota explorou o conto "D. Pimpão Saramacotão e seu criado Pimpim". As crianças mostraram-se muito entusiasmadas e elaboraram diversos trabalhos alusivos ao conto. Os alunos da EB1 de Cornes, por exemplo, apresentaram o seu D. Pimpão, do qual vos mostro uma fotografia. Para além de ser um fidalgo na sua forma de falar, D. Pimpão é também uma "figura" interessante.
Fernando Mota

Bom Natal

A equipa da Biblioteca Escolar deseja a todos os colegas umas boas festas e umas boas leituras.

Dinamização do conto "Desejo de Natal"

Nesta época Natalícia, o professor Mota dinamizou o conto "Desejo de Natal". A actividade foi acolhida com grande entusiasmo por parte dos alunos. Afinal, quem é que não sonha com uma fada madrinha que pudesse realizar os desejos?
Ficam algumas fotos do encontro com os alunos de Mentrestido.


IDA À FEIRA DO LIVRO

No passado dia 3 de Dezembro, nós, alunos do 1ºano, turmas B e C, do Centro Escolar de Cerveira, fomos à feira do livro à escola EB2,3/S de Vila Nova de Cerveira na companhia das nossas professoras e coordenador.
Foi muito divertido porque fomos a pé até lá. Quando chegámos à escola dos grandes fomos recebidos com muita alegria por algumas professoras. Depois estivemos a ver os livros e adquirimos alguns.
Seguidamente, a professora Fernanda, convidou-nos para ir até à biblioteca ouvir uma história do Plano Nacional de Leitura.
Gostámos muito e queremos repetir a experiência.

Trabalho elaborado pelos alunos do 1ºB e 1ºC do Centro Escolar de Cerveira

VISITA DE ESTUDO À TIPOGRAFIA “GRÁFICA DO MINHO”

No dia 25 de Novembro, as turmas do 1ºC e do 2ºA do Centro Escolar de Cerveira, foram visitar a tipografia “ A Gráfica do Minho” localizada em Caminha. O nosso objectivo principal para esta visita foi saber como funciona uma tipografia.
Ficámos a saber que a Gráfica do Minho foi fundada no dia 2 de Julho de 1952, por Humberto Loureiro de Fonseca Lima e, que actualmente é gerida pelos seus netos Paulo Lima e Humberto Lima.
O gerente da tipografia mostrou-nos como esta evoluiu através dos tempos. Visualizámos as primeiras máquinas de composição e impressão manuais.
Como este meio é competitivo tiveram necessidade de mudar de instalações e para um equipamento de pré-impressão mais moderno. Dispõe neste momento de máquinas de offset e de acabamentos, entre as quais destacamos: computador onde se faz o impresso, corrige-se e fazem-se os fotolitos; máquinas de impressão de uma cor e de duas; máquina de lavagem das chapas; máquina de dobrar; máquina de agrafar; máquina de furar; máquina de picotar e máquina de cortar (guilhotina).
Neste momento a tipografia tem cinco operários: uma desenhadora gráfica, dois que trabalham com as máquinas de impressão, um que trabalha nos acabamentos e dois gerentes, todos residentes no concelho, excepto um.
Todas as máquinas existentes na tipografia são estrangeiras, de origem alemã e as tintas utilizadas na impressão são produzidas em Portugal.
Ficámos satisfeitos por descobrir tantas coisas sobre a escrita que desconhecíamos.

Trabalho elaborado pela turma do 1ºC de Centro Escolar de Cerveira

NATAL NA BIBLIOTECA ESCOLAR


O Natal aproxima-se e é também celebrado nas nossas bibliotecas com uma pequena exposição temática e algumas sugestões de leitura:


O Pai Natal Preguiçoso e a Rena Rodolfa, Ana Saldanha

O Abeto de Natal, Hans Christian Andresen

Uma Surpresa para o Pai Natal, Brian Robertson

A Noite de Natal, Sophia de Mello Breyner Andresen

Sonhos de Natal, António Mota

O Natal do Velho Avarento, Charles Dickens (adapt. Adolfo Casais Monteiro)

Natalindo, RodriguesCanedo

Um Roubo na véspera de Natal, Inácio Nuno Pignatelli

As Visitas do Pai Natal, José Viale Moutinho

Camila Celebra o Natal, Aline de Pétigny

Hoje é Natal, José Vaz

Natal, Natal, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

As mais belas Histórias de Natal, Marie Duval e Alain Jost

A Noite de Natal, Sophia de Mello Breyner Andresen

O Natal do Mickey, Disney

Todos os títulos estão disponíveis para consulta domiciliária.

Fica também em pdf o conto "Bom Natal Pai Natal" de José Jorge Letria, o qual pode ser consultado aqui

LIVRO DO MÊS DE DEZEMBRO



Como não podia deixar de ser, a nossa sugestão de leitura para Dezembro está relacionada com o Natal. O Livro do Mês de Dezembro é "O Pai Natal Preguiçoco e a Rena Rodolfa" da escritora Ana Saldanha. Esperemos que se divirtam com a leitura deste livro.